Apoio:

Crônicas e Fotos

de São Joaquim da Barra

NORMALISTAS E UNIVERSITÁRIOS DA DÉCADA DE 30

Em 1932 surgiram as nossas duas primeiras normalistas : Dona Rosa Consoni Ferrero e Dona Amélia Felipe. Dona Rosa iniciou seus estudos na Escola de São Joaquim do professor Camilo Figueiredo Dias e continuou-os com a professora Otília Ribeiro. Prosseguiu seus estudos em Campinas e mais tarde no Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto. Era esposa do Sr. Adolfo Alfeu Ferrero, eminente político da cidade.

     Amélia Felipe , embora não fosse joaquinense, viveu sua infância com seus pais em nossa cidade. Era filha de Felipe Miguel (Chediack).

      Formou-se na Escola Normal Oficial de Campinas em 22 de dezembro de 1932. Lecionou em Ipuã e São Joaquim da Barra, onde aposentou-se. Foi casada com  o dentista Jahir Souza Teixeira.

      Os nossos primeiros universitários surgiram também em torno desse ano de 1932. O dr. José Olyntho Andrade Junqueira, filho do sr. José Olyntho Fortes Junqueira (Zezico)  nascido na fazenda Aroeira Bonita em 02/10/1910. Estudou no Ginásio Champagnat de Franca e formou-se na faculdade de direito do Largo São Francisco. Formou-se em 1932 e foi o orador de sua turma. Advogou em São Joaquim até o ano de 1940.  

       O senhor Lauro Consoni, irmão de dona Rosa Consoni Ferrero, era filho do senhor Luiz Consoni ( Jota). Nasceu em São Joaquim em 05/09/1914. Fez os estudos primários e ginasial em Campinas e, em 1932 formou-se em farmácia na Faculdade de Ribeirão Preto. Por muitos anos foi proprietário da Farmácia São José, na Praça 7 de setembro.   

       Antônio Mendes de Oliveira Filho (Nego), por muitos anos médico pediatra em Marília, nasceu em São Joaquim em 31/07/1914. Filho primogênito do casal Antônio Mendes de Oliveira e dona Orlinda Rosa Curto Domingos.  Estudou em São Joaquim e Cravinhos, formando na Faculdade da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro em 06/12/1939.

         Fernando Vilarinho Júnior, filho de  Manuela Aires Peres, nasceu em São Joaquim em 08/10/1910. Fez todo seu curso primário em São Joaquim, bem como os cursos preparatórios e formou-se cirurgião dentista na faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto em 1932.

         Em 1932 formou-se também o joaquinense Ubaldo Barbanti, filho do sr. Ernesto Barbanti e de dona Erina Cruzero Barbanti. Fez o curso primário em São joaquim, prosseguiu os estudos em Uberlândia . Formou-se em Farmácia em Ouro Fino e formou-se como médico na faculdade da praia vermelha do Rio de Janeiro.

         Bolívar Barbanti, irmão do Ubaldo, fez seu curso primário no Grupo escolar, recém criado em sua cidade. Prosseguiu seus estudos em Cravinhos e em 1936 formou-se em Direito em Faculdade do Rio de Janeiro.

 

Dona Rosa Consoni Ferrero, nasceu em 1912.  Foi a primeira professora joaquinense a obter diploma de normalista.  Para poder lecionar completou seus estudos em Ribeirão Preto. Nasceu no ano em que a luz elétrica foi inaugurada na cidade.    

 


Amélia Fellipe Chediack,aqui morava quando formou-se em  Campinas em 1932 filha de Felipe Miguel Chediack, casada com o dentista Jahyr Souza Teixeira. Lecionou em Ipuã e São Joaquim. 

 

Dr. Bolívar Barbanti, nasceu em São Joaquim em 1914, fez o curso primário no Grupo Escolar, recém criado e cursou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, formando em 1936. Foi Delegado Regional em Ribeirão Preto e Santos.  Faleceu em 1978.

 

Ubaldo Barbanti, foi o primeiro joaquinense formado em medicina. Nasceu em 23/07/1909, era filho de Ernesto Barbanti e  dona Erina. Cursou a Faculdade de Farmácia em Ouro Fino e mais tarde fez medicina. Na Praia Vermelha. Onde formou em 1932

 

Fernando Vilarinho Júnior, filho de Manuela Aires Peres, nascido e São Joaquim  em 08/10/1910. Fez o primário nas escolas isoladas de nosssa cidade, bem como os cursos preparatórios de 1926 a 1929 para poder cursar a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, concluída em 1932, Exerceu sua profissão em São Joaquim de 1933 a 1939.  Posteriormemente foi para Getulina e Lins, onde aposentou-se compulsoriamente em1980

 

Dr Antônio de Mendes de Oliveira Júnior (médico )-Lauro Consoni ( farmacêutico) Dr. José Olinto Andrade  Andrade Junqueira ( advogado), acompanhados dos alunos Flávia Mian da F.E.A.M. – C.O.C.; Rogério Cantarelli  do  Grupo Adolfo A.Ferrero e Ana Cristina Venturoso do Grupo Sylvio Torquato Junqueira que trouxeram esses joaquinenses ilustres na gincana realizada em 29/05/1983. 

 

                                          


Voltar