Apoio:

Crônicas e Fotos

de São Joaquim da Barra

ESPORTE - FUTEBOL

              Em São Joaquim  primeira notícia de futebol aparece no final do ano de 1915.  O jovem Avelino Cozza, pelas suas extraordinárias qualidades futebolísticas, foi desde esse início, a alma do futebol na vila.  O futebol em todas as cidades do interior, sempre sofreu de altos e baixos, momentos de glória e instantes de marasmo. Assim em 1920, reorganizando tudo que acontecera no futebol da cidade, até então, exatamente a 20 de abril de 1920, uniram-se as forças esportivas para fundar o São Joaquim Futebol Club .(S.J.F.C).   

            A primeira diretoria do clube ficou assim formada: PRESIDENTE: Manoel Mafud;  VICE-PRESIDENTE: Antônio Mendes de Oliveira; PRIMEIRO SECRETÁRIO:  Ayres Barbosa da Silva.; SEGUNDO SECRETÁRIO: Othello Mélega e TESOUREIRO: Clemente de Lollo.

               Nas décadas de 20 e 30, os grandes ídolos foram Avelino Cozza, Pedro Pierre, Ítalo Paschoal, Humberto Monassi e Paulino Nicolau. Em 1923 o S.J.F.C. chegou a jogar com o famoso time do Paulistano que fizera um furor na Europa. Fomos honrosamente derrotados por 4 a 2.   Nas dècadas de 40 e 50 os grandes ídolos foram: o goleiro Cera, o zagueiro Ferraciolli e principalmente o atacante Fábio Prócida.  Em 31 de outubro de 1948 o S.J.F.C., carinhosamente chamado de Espigão, ficou conhecido em todo o país por ter vencido a S.E. Palmeiras, com o famoso goleiro Oberdan, por 2 a 1.  Nessa mesma época aqui esteve o S.Paulo F.C., com o famosíssimo Leônidas da Silva.

               Em 1958 o campo do espigão, que era quase no centro da cidade foi loteado, para ser reconstruído na Vila Deieno. Hoje ele ali tem uma bela sede, piscinas, estádio e quadras de tênis.   Nessa época o futebol foi desaparecendo e o futsal tomou o seu lugar.

               Em 13 de fevereiro de 1943 foi fundada por Sr. Izéquias Parada, Anor Ferracioli e Paulino Nicolau, a Associação Atlética Joaquinense (A.A.J.). Essa agremiação passou a ser chamada de ‘Baixada”

               Durante muitos anos os jogos entre a A.A.J.(Baixada)e o S.J.F.C. (espigão), foram disputados com muito equilíbrio e bastante animosidade.

 

Foto de 1922, a mais antiga foto do SÃO JOAQUIM F.C.- DE PÉ : Raphael Deienno- João Camargo- Humberto Monassi- José Peixoto e Avelino Cozza. SENTADOS ou AJOELHADOS: Gabriel Peixoto – Pedro Pìerri–Luiz Volpini – José Chagas, Felini e Garcia. Venceu brilhantemente, lá em Uberaba o famoso Red  F.C.  por 2 a 1

 

Foto de 1933- Padeiros F.C.- Vicente Budelon ( treinador)-Antônio Monteiro Rubens de Souza ( Filhinho)-José Cavalini- Armando Rinaldi- o menino Luiz Pansani-Paulo Stamilo-David Franco de Morais-João Franco de Morais – Ico Stamilo – José de Andrade (Fininho) – José Ferreira ( José Padeiro ) - Augusto Simura -  Valdivino Quirino de Carvalho ( treinador )

 

Foto de 16/06/1929–Craques do S.J.F.C. EM PÉ: Clemente de Lollo- .?..– Severino Carneiro Leão–Avelino Cozza – João Felipe e Nhonhô Coutinho. AJOELHADOS: João Budelon-..?.- Simura. SENTADOS : Pedro Pierri e Vicente Budelon- Goleiro :  Paulino Nicolau.                   

 

 

Quadrozinho de Aço-1938- DE PÉ : Tatiu Antônio Deienno-José Mendes - Izéquias Parada-Baiano- Toninho - Fabrício Cozza Júlio de Lollo-Vicente Budelon- Ico Stamilo  AJOELHADOS-Tufi Barqueti- Wilson Prócida-Zé Nogueira-Fábio Prócida-Abílio Stori e Paulino Nicolau.

 

 

Até os meados da década de 50, o futebol tinha um grande número de torcedores. O campo de futebol do SJFC ao lado do Tênis Clube atraia enorme assistência, inclusive senhoras, senhoritas e crianças. Em 1931 para melhorar o campo do SJFC (Espigão), foi organizada uma quermesse com 4 barracas, cada uma com o seu time de futebol onde os jogadores eram pessoas da elite, sem  qualidades futebolísticas. Foram formados 4 clubes.

 

Tomara que Chova FC”-EM PÉ: Alcides Barbosa (juiz )-Moacyr de Oliveira- Salim Chead -Orontes Rosa dos Santos – Mário Barbosa- ...?... AJOELHADOS : Natinho Ayres Fonseca-Fernando Brasil- José Maria de Souza – Jerônimo Garcia Falleiros Elias Salim.Deitado o goleiro Clemente de Lollo         

 

Vou Ali e Já Volto F.C.-Moacyr de Oliveira (juiz) -Filhinho da farmácia Globo-Toninho do Banco- Dr. Otávio R. Enout-..?..-Antônio Finóchio. Ajoelhados: prof. Alcides Barbosa Lorenzon e Dr. Cintra- SENTADOS: Chico Olyntho Junqueira-Dr. Ferreira e Dr. Pedro Gelas. Este Time venceu o “Sai da Frente F.C” por  6 a 4.

 

 

“Sai da Frente FC”-Moacyr de Oliveira ( juiz ) Só foi possível identificar 4 jogadores. SENTADOS : Nenê Carrara e Tomaz Montiani, com o goleiro no meio.AJOELHADOS : Nenê Machado e Renor Machado , nas extremidades.

 

Era hábito ainda, jogos entre Casados e Solteiros

Time dos Solteiros em torno de 1940 – EM PÉ : Paulo Stamilo- Arnaldo Mendes de Oliveira - Dr. Guilherme Junqueira Meirelles Dr. Plínio Torquato Junqueira- Gilberto Vilella Rosa - Luis Vilella Rosa- Dr. Moacyr Bastos- Pinho NicolauIco Stamilo-AGACHADOS : Lafaiete - Augusto Leça - Dr.Solano e Gabriel Junqueira Reis ( Bié )                                      

 

Foto de 1954- Time dos Casados: Argeu Rossini - Joaquim de Souza - Miro Puga. Vitor Teixeira Marques - Lúcio Falleiros. Isaac Vilella Rosa-Roberto R. Junqueira. Walter Stupello-Antônio Tomazelli.  AGACHADOS:Edmar Ferracioli-Mário Vieira Brandt-Augusto Damásio Leça - Dr. Cássio Alberto de Lima e o prof Crisógono Paulo de Castro.

 

 

AGORA CRAQUES DE VERDADE DAS DÉCADAS DE TRINTA, QUARENTA E CINQUENTA 

 

Foto de 1932-EM PÉ : Filhinho-Simura Edgard Prócida – Avelino Cozza ( de gorro) e João Felipe. AJOELHADOS : Pedro Pierri – Vicente Budelon-Abel-Aparecido Pinhal- João Budelon – Goleiro  Paulino Nicolau 

 

Foto de 1932- EM PÉ : Nicolino - Edgard Prócida – Baiano -Etore Tozzo- Uru - Mica e Humberto Monassi. AJOELHADOS Wilson Prócida – Severino – Braz - Zé Nogueira e João Felipe.  O garoto é o Oacy Pinhal.

 

 

 

     Década de 50-Craques do S.J.F.C.-Abílio Stori-Alemão-Argeu Rossini-Ferreira- Alceu: Trombini-Político-Edgard Prócida de chapéu AJOELHADOS: Tufi Barqueti-Sebastiãozinho Pestana – Fábio Prócida ,...?....Deitado o goleiro Durval Barbosa        

 

 

Década de 50- DE PÉ : Ademir Trombini  Argeu Rossini-Fabinho-Fábio Prócida– os irmãos Cera e Aristides Trombini AGACHADOS-José Mendes-Quinca Sapinho- Tufi Barqueti e Garin.

 

Década de 50-S.J.F.C.-Esmerino-Breno-Laerte Osvaldinho – Carlitinho - Barqueti e Político AGACHADOS : Vasco- Ferreira – Humberto Ferracioli- Ary Cozza – Fabinho e Cera     

 

Portão de entrada do antigo campo do S.J.F.C. na esquina da Voluntário Geraldo com a Goiás, ao lado do São Joaquim Tênis Clube.

 

 

SÃO JOAQUIM F. C. JOGANDO CONTRA  TIMES DA CAPITAL : SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS  E  SÃO PAULO F . C .

 

    Esquadrão do São Paulo FC que venceu o Espigão em 17 de abril de 1948, por 3X1- O quarto a partir da direita para a esquerda, ajoelhado o famoso Leônidas da Silva.

 

Leônidas da Silva com o craque Tufi Barqueti do São Joaquim F.C.  

 

Leônidas da Silva e o joaquinense “Cutuba “ 

 

Time do São Joaquim  F.C. que em 11/04/1948 perdeu para o São Paulo F.C. por  3x1

 

O esquadro do Palmeiras que perdeu para o Espigão por 2x1. Na foto o famoso goleiro OBERDAN

 

O esquadrão do São Joaquim F .C . que venceu o Palmeiras por 2x1

 

 

 

No início da década de 40 surgiu outro famoso time na cidade , a Associação Atlética Joaquinense ( A.A.J. , Baixada ) cujos jogos eram realizados no Estádio Ferracioli.    Este foi demolido em 1960, para que fosse  construído o Grupo Escolar Manoel Gouveia de Lima.   Havia uma rivalidade muito grande entre os times da  Baixada e do Espigão. Notícia veiculada em um dos jornais da época.                                                                             

    “Espigão e Baixada ( 06/09/1953 ) – Hoje temos o tradicional encontro dos clubes locais . A Baixada tem velhas contas a acertar com o Espigão, mas estas são, evidentemente,  no terreno esportivo.  A Associação Atlética Joaquinense está hoje com um bom quadro e deseja , a todo custo ver se melhora a rudeza dos números estatísticos das oito partidas disputadas com o Espigão, sem vencer nenhuma.   O S.J.F.C. está por sua vez com um onze com bons elementos e deseja manter a tradição de melhor time da cidade. O Nosso desejo é que haja bom futebol e dentro do melhor nível disciplinar. A título de curiosidade vamos dar o quadro ds partidas disputadas entre os rivais da cidade :

         11/03/47 - S.J.F.C.  4X0  A.A.J.  --  29/06/47 -  S.J.F.C.  2X2   A.A.J.

         30/05/48 - S.J.F.C.  2X2   A.A.J.  --  16/06/49 - S.J.F.C   3x2    A.A.J.    

         11/07/49 - S.J.F.C.  3X2  A.A.J.   --   21/08/49 - S.J.F.C.  3X2   A.A.J.  

         06/12/52 - S.J.F.C.  1X0  A.A.J.   --  14/05/53 - S.J.F.C.  3X1   A.A.J.    -- o nono encontro terminou empatado 2 a 2 , sendo que a Baixada chegou a estar ganhando de 2 a 0.  -- ESPIGÃO : Guerino, Oacy e Buchudo – Torrador, Brandão e Darcy – Édson, Faquini, Lelé, Quincas e Zé Ruy -- BAIXADA : Chiquinho, Jacaré e Mário – Joel, Álvaro e Norberto – Arizinho, Robertinho,Cravinhos, Tota e Dominguinho.

FOTO

 

Time da Baixada – Edy – Dercy Guidolim Izéquias Parada – Rubens – Cirço Trindade...?...- Adriano Lourenço -  Ayrton Cozza Mário Vilas – Argeu  e  Chaninho Vilas. – Os dois últimos, Morandini e Abner Parada

 

Foto de 7 de setembro de 1961, Dia da inauguração das piscinas da Baixada na rua Voluntário Geraldo – No fundo o Estádio Ferracioli.          

 

Foto de 1953- Campo da Baixada (Estádio Ferracioli).O Sr. Adolfo Ferrero está dando o ponta pé inicial para início do jogo.

 

Foto de 1962- Um ano após a inauguração de suas piscinas a Baixada iniciou a construção de sua nova sede e salões de festas que vemos na foto. O objetivo é dar a São Joaquim da Barra no início de 1963, um Salão de festas apresentável, à altura da sociedade joaquinense. Construção à rua  Minas Gerais, onde hoje está o S.E.M.A.I.

 

Foto de 1963- Vista aérea do campo de Futebol do Espigão, ao lado suas pscinas Inauguradas em 1961. No meio à esquerda o prédio do CENE e à sua frente a famosa torre da caixa dágua demolida na década de 70.  No meio agora à direita um quarteirão meio esbranquiçado que é a atual “Praça Padre Mário Lano”. O grande prédio todo branco è a Escola Industrial, tendo à sua esquerda o prédio do“ Educandário Mater Salvatores”   

 

 

O Interact Club do Rotary Club de São Joaquim da Barra, no dia 15 de maio de 1983  realizou uma promoção inédita, na história de nossa cidade. Promoveu uma partida de futebol entre meninas daquele clube , mescladas com outras atletas, para jogar com uma turma de barrigudinhos rotarianos e não rotarianos. O placar final foi de 6 a 5.

Fábio Perez- Haroldo- Cortês- Ismael Lúcio- José Clovis-Argeu- Leonetti Liporati- AJOELHADOS- Dito Preto ...?...- ...?...- Ademar - Blanco -...?...

 

 

O elegante time FEMININO   

 

 

Foto 2000 – A nova sede do São Joaquim F.C.                                                                                    .

 

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                            

 

 

 

 

 

 

                                                              

 

 

                                    

 

 

                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

                                 .

 

 

 

 

 

 

                           

 

 

                                                                                                .

 

 

                                         

 

 

                                                                 

 

 

 

                                 


Voltar